Há vida após a morte

Podemos viver novamente com nossos entes queridos no céu.

A morte não é o fim

Muitos se perguntam o que acontece depois da morte. Alguns acreditam que deixamos de existir, enquanto outras pessoas acreditam em um céu e um inferno. As escrituras nos dizem que já vivíamos antes de virmos à Terra, e que por Jesus ter vencido a morte, continuaremos a viver depois que morrermos.

Conhecer o plano de Deus, e saber que a morte faz parte dele, pode nos ajudar a sentir consolo e paz. Embora lamentemos a morte de um ente querido, há esperança — a morte não é o fim.

Aprenda sobre o plano de Deus
De onde vim?

Antes de nascer, você vivia com Deus, seu Pai Celestial. Ele o conhecia, o amava e o ensinou sobre as escolhas que conduziriam à felicidade duradoura. Esse período é chamado de vida pré-mortal.

Deus apresentou Seu plano para nós

Deus desejava que viéssemos à Terra para ganhar um corpo físico. Aqui, podemos enfrentar desafios e situações que nos ajudam a aprender e crescer, a fim de que possamos nos tornar mais semelhantes a Ele.

Jesus foi escolhido como nosso Salvador

Deus sabia que cometeríamos erros e por isso Ele escolheu Jesus para vir à Terra e sofrer por nossos pecados. O sacrifício de Jesus Cristo nos permite ser perdoados e purificados de nossos pecados, para que possamos viver com Deus novamente um dia.

Qual é meu propósito na vida?

Aqui na Terra, não nos lembramos de quando vivemos com Deus. Por isso, precisamos ter fé e aprender a escolher entre o certo e o errado. A vida não é fácil, mas os momentos difíceis nos permitem apreciar a felicidade e a paz.

O sacrifício de Jesus

Jesus sofreu e morreu por nossos pecados. Porém, isso não elimina nossa responsabilidade — devemos escolher aceitar Jesus, nos arrependendo quando erramos, sendo batizados e guardando os Seus mandamentos.

Para onde vamos após a morte?

Quando morremos, nosso espírito e corpo se separam. Nosso espírito vai para o mundo espiritual. É um lugar de descanso e felicidade para aqueles que fizeram boas escolhas, mas um estado de inferno para aqueles que fizeram más escolhas.

O mundo espiritual

O mundo espiritual não é o destino final, nem o julgamento. Na verdade, por causa da justiça e do amor de Deus, o evangelho é ensinado às pessoas que estão no inferno e que nunca souberam a respeito de Jesus, recebendo assim a oportunidade de aceitá-Lo.

Todos viveremos de novo.

Jesus venceu a morte para que possamos viver novamente. Isso se chama Ressurreição. Quando ressuscitarmos, nosso espírito e nosso corpo serão reunidos. Nosso corpo será perfeito e nunca mais morrerá.

Julgamento

Jesus nos julgará de acordo com nossas ações e os desejos de nosso coração. Ele vai ser o mais misericordioso possível. Pelo fato de nossas ações e nossos desejos serem diferentes, no céu há vários reinos ou graus de glória.

O reino celestial

Nosso Pai Celestial e Jesus vivem no reino celestial. Se você viver de acordo com os ensinamentos de Jesus e for limpo dos pecados por meio do sacrifício Dele, você viverá lá. Você habitará na presença de Deus e sentirá alegria duradoura.

O reino terrestrial

As pessoas que se recusarem a aceitar o evangelho de Jesus Cristo, mas tiverem uma vida honrada, receberão um lugar no reino terrestrial.

O reino telestial

Aqueles que continuam em seus pecados e não se arrependem receberão um lugar no mundo telestial.

Saiba mais sobre o que acontece depois da morte

O que acontece quando morremos?

Quando morremos, nosso espírito e corpo se separam. Mesmo que nosso corpo morra, nosso espírito — que é a essência de quem somos — continua. Nosso espírito vai para o mundo espiritual, que está dividido entre o paraíso e a prisão espiritual. Para aqueles espíritos que viveram uma vida digna, o paraíso é um lugar de repouso. Os familiares que faleceram antes de nós estarão lá nos esperando.

Enquanto os justos descansam, aqueles que foram iníquos viverão em uma prisão espiritual (geralmente chamada de “inferno”). A prisão espiritual não é um julgamento final ou castigo eterno. Deus é amoroso e justo, por isso o evangelho de Jesus Cristo será ensinado aos que estão na prisão, e eles terão a oportunidade de aceitar o Salvador, que os “libertará” (ver João 8:32).

O mundo espiritual é um período de espera, até recebermos o dom da ressurreição, quando nosso espírito será reunido com nosso corpo. Nosso futuro corpo ressuscitado não mais poderá morrer e será perfeito — livre de dores, doenças e imperfeições. É por causa do amor infinito de Jesus Cristo que todos serão ressuscitados.

O que vai acontecer depois da ressurreição?

Quando ressuscitarmos, cada um de nós será julgado individualmente por Jesus, nosso Salvador. Esse julgamento final vai se basear em nossos desejos, ações e escolhas.

Só Deus e Jesus conhecem perfeitamente o nosso coração e nossa situação de vida, então somente eles podem nos julgar com perfeição. Esse julgamento será cheio de misericórdia, cura e amor (ver Apocalipse 21:4).

Pelo fato de as obras e desejos de cada pessoa serem diferentes, no céu há vários reinos ou graus de glória. O mais elevado dos reinos, onde Deus vive, chama-se reino celestial, e abaixo dele ficam os reinos terrestrial e telestial. A Bíblia compara a recompensa eterna de cada um desses três reinos à glória do sol, da lua e das estrelas. Porém, a felicidade que encontrarmos em qualquer um deles supera qualquer coisa que experimentamos aqui na Terra.

A meta final de Deus é ajudar todos os Seus filhos a voltarem a viver com Ele no reino celestial, juntos em família. No entanto, nossas escolhas aqui e agora definirão onde passaremos a eternidade. Precisamos acreditar em Jesus Cristo, arrepender-nos de nossos pecados, ser batizados em Seu nome e receber o dom do Espírito Santo. Também precisamos guardar os mandamentos ao longo da vida — e nos arrepender quando erramos.

A salvação é possível por causa de Jesus Cristo.

Nem a ressurreição nem a salvação de nossos pecados teria sido possível sem Jesus Cristo. Ele sofreu por nossos pecados para que, quando orarmos pedindo perdão e tentarmos mudar, possamos ser limpos. Ele também morreu na cruz e ressuscitou dentre os mortos. O poder de Jesus sobre a morte significa que todos serão ressuscitados, quer creiam nele ou não. Graças a Ele, a morte não é o fim.

...

“Era inimaginável, impossível, incalculável, sem precedentes; um único ato que mudou a história.” (1:48)

O Livro de Mórmon expande a visão e ensina sobre o papel de Jesus Cristo no plano que o Pai Celestial criou para nós. Ao ler o Livro de Mórmon e orar a Deus, você pode saber que o plano de Deus é verdadeiro.

Receba um exemplar gratuito do Livro de Mórmon

Perguntas frequentes

As pessoas têm muitas perguntas sobre os “mórmons”, ou mais respeitosamente, os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Clique aqui para ver a lista completa.

Para nós, o céu é viver na presença de Deus e Jesus para sempre. As escrituras nos dão um vislumbre de como isso será. Jesus declarou: “Na casa de meu pai há muitas moradas” (João 14:2). Uma das maiores alegrias do céu é que, se formos justos, podemos viver com nossa família para sempre e nos tornarmos “herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo” (Romanos 8:17). Evidentemente, não sabemos todos os detalhes de como será o céu, mas acreditamos que é um lugar de “felicidade sem fim” (Mosias 2:41), o que parece muito bom.

Temos uma visão diferente do inferno, bem diferente das imagens de lava, fogo e tridentes retratados nos filmes. Para aqueles que decidem não seguir a Deus durante a vida, seu espírito vai para um inferno temporário quando morrerem. Nesse caso, “inferno” refere-se mais a um estado de espírito do que a um local. A dor resulta do remorso e do pesar — não do fogo e do enxofre.

Porém, Deus e Jesus são infinitamente justos e misericordiosos. Cremos que as pessoas que em vida não tiveram a oportunidade de conhecer Jesus e aceitá-Lo, terão essa oportunidade depois da morte. O evangelho de Jesus será ensinado a eles e, se decidirem se converter a Deus, terão um lugar no céu depois do julgamento final.

O julgamento final ocorrerá após Jesus Cristo retornar à Terra e sermos ressuscitados. Com base em nossas ações e nos desejos de nosso coração, receberemos diferentes “graus de glória”, conforme descrito em 1 Coríntios 15:41–42: “Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. Assim também a ressurreição dos mortos”. Por causa do perfeito amor e compreensão do Salvador, todas as pessoas ainda terão uma vida melhor do que tinham na Terra, mas somente aqueles que seguiram a Deus serão capazes de viver diretamente em Sua presença.

É normal ficar triste. Você pode sentir tristeza e ainda assim manter a fé de que Deus o ama e que no final as coisas vão ficar bem.

Não tenha medo de falar com alguém sobre seus sentimentos, tais como um terapeuta, um membro da família, um amigo de confiança ou um líder religioso. Permita que eles o consolem, mesmo que não compreendam plenamente o que você está passando.

Você também pode encontrar paz no evangelho de Jesus Cristo. Deus está lá, Ele se importa com você e o conhece individualmente. Jesus tomou sobre si todo o sofrimento do mundo para saber como ajudá-lo a vencer o seu sofrimento. Você pode se reunir novamente com seus entes queridos após a morte. Esses ensinamentos não eliminam toda a dor, mas podem trazer esperança e entendimento.

“E Deus enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:4).

Próximo
Como orar
Explore mais tópicos

O propósito da vida

A vida é um tempo para crescer, viver pela fé, encontrar a felicidade e se preparar para voltar a viver com Deus.
SAIBA MAIS

O que são templos?

Os templos são lugares sagrados de adoração, onde podemos nos achegar a Deus.
SAIBA MAIS

Sua família pode ser eterna

Jesus Cristo possibilita que nos reunamos com nossa família e nossos antepassados depois desta vida.
SAIBA MAIS

Seguir Jesus Cristo

Quem é Jesus Cristo? Jesus é o Salvador do mundo. Podemos encontrar mais paz e felicidade na vida quando O seguimos.
SAIBA MAIS
Mormon.org Chat está digitando…